Ano VI - 2008/2013 - BLOG LOGÍSTICA E TRANSPORTE - Notícias, Cursos, Pesquisas e Informações - Um Blog Ivson de Moraes Alexandre - Volta Redonda - RJ - Brasil.

sábado, junho 01, 2013

Aeroporto de Viracopos (SP) recebe maior Boeing em operação no mundo

Modelo de 76,3 metros de comprimento, o 747-8F, pousou pela primeira vez no Brasil em Campinas, nesta terça-feira (28/5); cargueiro pertence à companhia Atlas Air e pode transportar até 135 toneladas de carga.
viracopos-boeing
Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas (SP), recebeu nesta terça-feira (28/5) um 747-8F, Com seus 76,3 metros de comprimento, o modelo é o maior avião em circulação no mundo da fabricante Boeing. Até então, os terminais brasileiros nunca haviam recebido uma aeronave desse porte.
O cargueiro pertencente à companhia Atlas Air fez um pouso-teste para homologação da aeronave hoje. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, gestora do terminal, realizou uma série de estudos técnicos para conseguir autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) de receber aviões da categoria F.
Existem apenas duas aeronaves no mundo que se enquadram na categoria F: o Boeing 747-8 e o Airbus A-380. As aeronaves da categoria F possuem, entre as extremidades da asa, entre 65m e 80m. O Boeing 747-8F tem 68,5m de envergadura, transporta até 135 toneladas de carga, tem 76,4m de cumprimento e mede 19,5m de altura.
viracopos-boeing-2
Para poder receber essa categoria de aviões, uma série de melhorias foram realizadas em Viracopos, como readequação da pista, da sinalização e de equipamentos de navegação aérea e aumento da capacidade do reservatório elevado de água para 32.300 litros, atingindo a Categoria 10 de Capacidade de Combate a Incêndio.
“Ações como essa reafirmam o comp romisso da concessionária em tornar Viracopos o maior e mais moderno aeroporto da América Latina”, afirma o diretor-presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster.
Segundo o diretor da Atlas Air para o Brasil, Luis Fernando Del Valle, assim que sair a homologação, toda terça-feira a unidade aeroportuária receberá o 747-8F. O relatório de pouso deve sair no próximo dia 4/6. De uma frota de 48 aeronaves da Boeing, a Atlas Air conta com sete unidades do 747-8F.
A empresa solicitou à Anac liberação para usar o jumbo em Brasília , no Rio de Janeiro, em Cabo Frio, Curitiba, Natal e Petrolina.
Victor José, repórter do Portal Transporta Brasil

Nenhum comentário: