Ano VI - 2008/2013 - BLOG LOGÍSTICA E TRANSPORTE - Notícias, Cursos, Pesquisas e Informações - Um Blog Ivson de Moraes Alexandre - Volta Redonda - RJ - Brasil.

GERENTE DE TRANSPORTE

Gerente de Transportes

Descrição Sumária

Coordena a eficiência de sistemas privados, de terceiros e de transportes sob contrato. Gerencia o staff e operações para garantir pontualidade e rentabilidade do transporte de todas as remessas de entrada e saída. Planeja e garante equipamentos adequados para armazenamento, carregamento e entrega de mercadorias. Responsável pela programação, direcionamento, administração orçamentária, apresentação de conhecimento de faturas de frete e negociações de contratos. Trabalha com transportadoras e despachantes internacionais para racionalizar o fluxo de mercadorias entre fronteiras internacionais e na alfândega.

Principais Responsabilidades

• Garante que as operações sejam realizadas de forma segura e dentro da lei.
• Gerencia frotas e motoristas.
• Solicita, avalia e analisa ofertas contratuais.
• Negocia e administra contratos com transportadoras.
• Orça e controla despesas.
• Determina modelos econômicos de tráfego e rotas específicas.

Habilidades Necessárias

Conhecimento prático de operações de transportadoras, direcionamento de remessas e métodos de distribuição; experiência em operações de transporte industrial, sistemas e técnicas de consolidação; conhecimento da legislação; capacidade de formular e implementar contratos; conhecimentos de custos, microinformática, medidas de desempenho e controle de estoques; capacidade de trabalhar sob pressão.

Cargos Relacionados

Gerente de Operações Centralizadas, Coordenador de Transporte e Gerente de Tráfego.

Trajetória de Carreira

Os gerentes de transporte normalmente têm experiência como supervisores de frota, supervisores de centro de distribuição ou analistas de logística. O sucesso nesta posição leva ao cargo de Gerente Corporativo de Transporte e, em seguida, aos cargos de Diretor de Transporte e Vice-Presidente de Logística.