Ano VI - 2008/2013 - BLOG LOGÍSTICA E TRANSPORTE - Notícias, Cursos, Pesquisas e Informações - Um Blog Ivson de Moraes Alexandre - Volta Redonda - RJ - Brasil.

PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA

Profissional de logística

"Aquele que trabalha provendo recursos para a execução de todas as atividades de uma empresa"
Fonte: Dicionário Michaelis

O que é ser um profissional de logística?
O profissional de logística é aquele responsável por fornecer todos os recursos para a execução das atividades da empresa, bem como transporte, materiais, armazenamento de mercadorias, processamento de pedidos, armazenamento de informações, etc. O papel principal do setor de logística é planejar, implementar e controlar o fluxo e armazenamento eficiente e econômico das matérias-primas e da produção, bem como deter todas as informações referentes, além de ser responsável pelo planejamento da distribuição, controlando tudo, da produção ao consumo. A logística é dividida em dois tipos de atividades: as principais, que englobam os serviços de transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos; e as secundárias, que englobam armazenagem, manuseio de materiais, embalagens, suprimentos, planejamentos e sistemas de informação.

Quais são as características necessárias para ser um profissional de logística?
Para ser um profissional de logística é necessário entender do funcionamento de empresas, de produção e distribuição. Além disso, outras características necessárias são:

capacidade de organização
visão de projeto
responsabilidade
raciocínio rápido
facilidade de coordenação de equipes
habilidade com números
habilidade para resolver situações adversas
paciência
metodologia
habilidade para lidar com as pessoas
agilidade
Qual a formação necessária para ser um profissional de logística?
Para ser um profissional de logística existem as opções de cursos técnicos em Logística ou Administração de Materiais e Logística, com duração média de dois anos, e de cursos superiores em Gestão em Logística, Administração com ênfase em Logística e Serviços, Administração de Transportes e Logística, entre outros, com duração média de quatro a cinco anos. Existem também opções de pós-graduações e MBAs em sistemas de logística, que podem ser feitos depois da graduação como forma de especialização. O mais importante é que o profissional se atualize constantemente por meio de cursos, treinamentos e worshops da área.

Quais as principais atividades de um profissional de logística?
organizar a parte de logística da empresa
prestar consultoria
gerenciar o sistema de informações e recursos
gerenciar o setor de suprimentos da empresa, que podem ser tanto internos, como matérias-primas para a produção, sempre buscando o menor custo
analisar a rentabilidade dos negócios a serem feitos e maneiras de maximizar os lucros
simular distribuições para elaborar formas de aumentar a rentabilidade
produzir relatórios de controle de riscos nos negócios
organizar aspectos relacionados com a produção
gerenciar transportes das mercadorias com o menor custo possível
processar os pedidos
controlar o armazenamento da produção
organizar o sistema de embalagens
planejar uma estratégia de distribuição que valorize o produto distribuído, e ao mesmo tempo seja eficiente e econômico
definir os pontos de distribuição das mercadorias, segundo as características do produto
controlar os pagamentos e recebimentos referentes a distribuição de mercadorias
realizar a entrega do produto ou serviço no dia e na hora combinada
elaborar estratégias de diminuição de gastos
Áreas de atuação e especialidades
O profissional de logística pode atuar em diversas áreas, entre elas estão:

Logística Empresarial: área da logística que visa prover melhor nível de rentabilidade na distribuição, através de planejamento e controle no fluxo dos produtos
Supply Chain Management: (gerenciamento de cadeia de suprimentos) integração dos processos do negócio até o usuário final
Logística Internacional: analisa as especificidades do comércio internacional e avalia as condições de transportes e distribuição, além de analisar a rentabilidade
Logística e marketing: área que visa enquadrar a logística nas estratégias de marketing
Business Process Redesign: analisa o controle dos riscos e informações dos processos de negócios
Projetos de embalagens: projeção de embalagens seguindo os conceitos da logística
Simulação de operações: explora o uso da Tecnologia da Informação, através de simulações que visam melhorias
Sistema de previsão de demanda: previsão de demanda para auxílio na tomada de decisões logísticas
Desenvolvimento de Softwares de apoio logístico: serviços logísticos baseados em compartilhamento das informações
Assessoria em terceirização: assessoria estratégica na contratação de prestadores de serviços logísticos
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para o profissional de logística é grande, e atualmente existem mais vagas disponíveis do que profissionais qualificados para ocupá-las, portanto um bom profissional de logística tem bastante abertura no mercado e pode, inclusive, escolher onde trabalhar. A área é promissora, e para se destacar no mercado, é quase imprescindível que o profissional tenha domínio sobre uma língua estrangeira, principalmente o inglês. A constante atualização por meio de cursos também é um diferencial para o profissional que quer se manter sempre informado e integrado no mercado.

Curiosidades
O termo logística, vem do francês Logistique, e de acordo com o Dicionário Michaelis "é a ciência militar que trata do alojamento equipamento e transporte de tropas, produção, distribuição, manutenção e transporte de material e de outras atividades não combatentes relacionadas".
Desde os tempos bíblicos, os líderes militares já utilizavam conceitos de logística durante as guerras. Porém, a definição de profissional de logística surgiu com a Segunda Guerra Mundial, com a necessidade de transportar tropas, alimentos, armamento, suprimentos médicos e etc por longas distâncias e superando diversos obstáculos. Era necessário todo um planejamento e análise das condições de transportes, armazenagem e distribuição, a fim de conseguir realizar esse desafio sem que o inimigo percebesse, pois se o fizesse tentaria sabotar a distribuição. Até o final da Segunda Guerra a logística esteve ligada ao serviço militar e à necessidade de suprir as tropas, só mais tarde o termo começou a ser usado por empresas.