Ano VI - 2008/2013 - BLOG LOGÍSTICA E TRANSPORTE - Notícias, Cursos, Pesquisas e Informações - Um Blog Ivson de Moraes Alexandre - Volta Redonda - RJ - Brasil.

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

O Curso Superior de Tecnologia em Logística tem o objetivo de formar profissionais para aperfeiçoar os mais diversos sistemas de produção por meio do dimensionamento eficiente de estruturas de distribuição, transporte e armazenagem de forma econômica e segura. Em um país de dimensões continentais como o Brasil, o planejamento logístico deve fazer parte de qualquer estratégia operacional, correndo a empresa o risco de incorrer em custos de armazenamento e transporte fora da média do seu ramo de atividade e, desta forma, colocar-se em desvantagem perante a concorrência.

Dentre os interessados neste curso encontram-se não apenas jovens acadêmicos aspirantes a uma carreira na área de logística, como também profissionais que desejam se reciclar e obter um diploma de nível superior. Esses profissionais podem ser gestores de empresas, empresários, profissionais da área de logística e distribuição, gerentes, supervisores, coordenadores e analistas. O curso segue o sistema de módulos oferecido pelo Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-UNIDERP, que permite, ao longo do primeiro ano, o ingresso por meio de processos seletivos ou análise de currículo entre um módulo e outro. Cada semestre é composto de dois módulos com duas unidades didáticas. Uma vez concluído o curso, o acadêmico estará habilitado a ingressar em cursos de extensão, especialização e de pós-graduação lato sensu ou solicitar análise de currículo para ingresso em outros cursos de graduação.

A atuação do Tecnólogo em Logística contempla a abrangência gerencial da cadeia de abastecimento, e esse profissional estará apto a desempenhar as seguintes funções: coordenador de estocagem, chefe de estocagem, analista de logística, de expedição, de transportes, de distribuição, de produção, de materiais, coordenador de logística, chefe de expedição, coordenador de expedição, assistente de almoxarifado e chefe de almoxarifado. Esse profissional atuará na área logística de uma empresa, planejando e coordenando a movimentação física e de informações sobre operações multimodais de transporte para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos.

O egresso gerenciará redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagens de materiais, podendo ainda se ocupar do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos.